quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

500 dias com ( OU SEM???) ela


O cartaz de divulgação, ou o próprio título do filme remetem à idéia de uma comédia romântica babaquinha como qualquer outra: 500 dias com ela (''(500) days of summer'', 2009). O tema, mais batido, impossível: o amor. Mas o que inova nesta produção é o olhar e a forma como o roteiro se desenrola, eliminando totalmente o elemento clichê da trama.
A história já começa diferente: uma mulher totalmente descrente do amor e um homem que procura alguém, personagens invertidos, pois normalmente quem costuma sofrer e idealizar todo o romance (tanto nos filmes quanto na vida real) são as mulheres, mas neste caso um homem passa por essa situação de almejar mais do que acontece enquanto a mulher faz o papel do ''algoz''. Essa situação é, no mínimo, interessante de ser abordada, apesar de todo mundo saber que essa inversão é muito comum na vida real: as mulheres- homens e os homens-mulherzinhas.
A trilha sonora merece muito destaque, sendo tão importante quanto as atuações de Joseph Gordon-Levitt (na pele de Tom Hansen) e Zooey Deschanel (interpretando Summer Finn). O terceiro elemento da trama é muito bem escolhido, passando pelas bandas oitentistas, como  ''the smiths'' até as românticas francesas, interpretada por Carla Bruni.

Outro fator interessante é a forma como os 500 dias são mostrados pelo protagonista: da maneira como são lembrados. Marc Webb, conhecido por dirigir videoclipes assina a direção deste longa, que apesar de falar sobre um assunto tão abordado é colocado de uma maneira interessante e muito, mas muito engraçada. Aliás, o filme pode ser classificado muito mais como comédia que qualquer outro estilo.
Um roteiro bem de acordo com a realidade, sem enfeites, mentiras ou qualquer tipo de ilusões cinematográficas. As peripércias que acontecem na vida real de uma possível história de amor, que podem ser perfeitamente adaptadas ao nosso cotidiano (em ambos lados).

título original: (500) Days of Summer

gênero: Comédia Romântica
duração: 01 hs 36 min
ano de lançamento: 2009
direção: Marc Webb
roteiro: Scott Neustadter e Michael H. Weber
produção: Mason Novick, Jessica Tuchinsky, Mark Waters e Steven J. Wolfe
música: Mychael Danna e Rob Simonsen
fotografia: Eric Steelberg
direção de arte: Charles Varga
figurino:Hope Hanafin
edição: Alan Edward Bell


Um comentário:

  1. aiii - quero TANTO ver esse filme. Tomara que dure mais de uma semana em cartaz, pe nessa no way!

    ResponderExcluir