.jpeg)
"Este filme é baseado em uma história real" ou "Este filme é baseado em fatos reais". Lembram destes primeiros avisos que aparecem assim que a gente começa a comer as primeiras pipocas? Pois é, este ano seis trabalhos dos nove indicados a estatueta de melhor filme de melhor filme tem esta característica.
Mas não se engane que tudo aconteceu nos "mínimos detalhes", como dizia o outro... Em algumas situações os roteiristas e diretores contam com a chamada “licença poética”. Em “Trapaça”(American Hustle, 2013) é feita a mudanças na importância, no destino e até a criação de personagens. E isso é muito comum nas obras que assistimos: construir um personagem com várias características de pessoas reais. Em“Clube de compras Dallas” ( Dallas Buyers Club, 2013) Rayon (Jared Leto) passou a existir para mostrar a transformação do protagonista, que no início é homofóbico e depois de entender realmente a doença começa a respeitar os homossexuais, inclusive seu melhor amigo e parceiro de trabalho é um.
Outros quatro candidatos “reais” foram baseados em livros escritos por quem participou realmente das histórias. Duas divergências são sobre as narrativas. As descrições de Salomon Northup em “12 anos de escravidão” ( 12 years a slave, 2013) e a história de “Philomena” ( Philomena, 2013) contada no livro do jornalista Martin Sixmith não foram questionadas pela veracidade. O que não aconteceu com os protagonistas de “Capitão Phillips” ( Capitain Phillips, 2013) e “O lobo de Wall Street” ( The Wolf of Wall Street, 2013). No primeiro Richard Phillips ( interpretado brilhantemente por Tom Hanks) tem o heroísmo descrito no livro e no filme colocado em cheque por alguns da tripulação. Já Jordan Belfort ( um dos melhores papéis de Leonardo Di Caprio), não teria exagerado tanto em seu livro ( exatamente! Tudo aquilo não é exagero..). Isso de acordo com ex-sócios, amigos e agentes do FBI que investigaram os negócios e vida pessoal do líder motivacional de equipe. Pasmem... Não dá pra dizer que o cara não viveu.
* com informações do site g1
Matéria completa do g1
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário