terça-feira, 14 de abril de 2009

Bem me quer, mal me quer: Quando o amor vira obsessão (ou é a obsessão que vira amor?)


Já sabe-se que não devemos julgar um livro pela capa, mas não temos essa mesma teoria com os dvds. Olhamos a capa, atores e o principal: a sinopse. Desse jeito que aluguei, meio receosa a produção francesa ''Bem me quer, mal me quer'' (''À la folie... Pas du tout'', 2002). Mais ''uma história de amor'' água com açucar, pensei, ao ler a frase na capa.

É uma história de amor, com certeza, mas por uma perspectiva bem fora do comum. Os franceses têm uma maneira bem diferente de roteirizar e dirigir os filmes, isso que é o mais interessante. Em uma hora e meia, diferente de muito longas, que dão merecimento à essa classificação, e na sua grande maioria tem duas horas, pra mais, esse surpreende. E surpreender é o que o filme mais faz. Seja nos fatos ao longo dos acontecimentos, ou na forma tão leve que uma história dramática é retratada, mostrando que pode haver ódio no amor, tristeza na alegria e começo no final.
A trilha sonora também é muito bem escolhida, como a maioria dos filmes franceses, onde claro, tem em sua quase totalidade músicas francesas, incluindo ainda conhecidas americanas, espanholas e as clássicas. Tudo que não pode faltar para musicalizar a história de uma paixão.

No elenco, a conhecida Audrey Tautou (estrela de ''O fabuloso destino de Amelie Poulan'', tendo participado também de ''Abergue espanhol'' e ''Bonecas Russas''), em mais uma atuação mediana e ''delicada'', pra não dizer apagada. Mesmo assim a francesinha consegue cumprir bem o papel de sua personagem.

Com a direção e roteiro de Laetitia Colombani, a película mostra de uma forma muito sutil a verdade de cada um e a forma como as pessoas apegam-se à ilusões, muitas vezes criadas por elas mesmas. Afinal de contas, tudo depende do ponto de vista de cada um, inclusive os elementos necessários para viver um grande amor.


Ficha Técnica
Título Original: À la Folie... Pas du Tout
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento (França): 2002
Direção: Laetitia Colombani
Roteiro: Laetitia Colombani e Caroline Thivel
Produção: Charles Gassot
Música: Jérôme Coullet
Fotografia: Pierre Aïm
Desenho de Produção: Jean-Marc Kerdelhue
Figurino: Jacqueline BouchardEdição: Véronique Parnet

Elenco
Audrey Tautou (Angélique)
Samuel Le Bihan (Loïc)
Isabelle Carré (Rachel)
Clément Sibony (David)
Sophie Guillemin (Héloïse)
Eric Savin (Julien)
Michèle Garay (Claire Belmont)
Elodie Navarre (Anita)
Catherine Cyler (Jeanne)
Mathilde Blache (Léa)
Charles Chevalier (Arthur)
Michael Mourot (Jean-Louis)
Yannick Albet (Jean Timbault)

Nenhum comentário:

Postar um comentário