domingo, 4 de janeiro de 2009

''Na natureza selvagem'' (dos humanos)

Raramente encontramos filmes que nos fazem refletir sobre a vida, de uma maneira não clichê, portanto tais obras merecem reconhecimento quando são feitas. Sean Penn roterizou e dirigiu o comovente ''Na natureza Selvagem''( Into the Wild, 2007), baseado no livro de Jon Krakauer, que narra a história de Christopher McCandless, um jovem recém formado, que sai rumo ao Alasca, à procura de um sentido pela sua vida de conforto, mas vazia.
Sean Penn esperou dez anos para dar início às gravações, aguardando a aprovação da família do jovem, que além de aceitar contar a história, auxiliou com detalhes e informações sobre o excêntrico menino. A trilha sonora do filme é impecável, com músicas cantadas e compostas, em sua maioria, por Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, que encaixam-se perfeitamente na trama.
Todas as atuações são excelentes, e o papel principal é interpretado, brilhantemente, por Emile Hirsch, que não utilizou nenhum dublê para as cenas mais perigosas e chegou a perder 18 quilos para dar mais semelhança à realidade vivida por Chris. É interessante destacar que Leonardo DiCaprio chegou a fazer teste para o protagonista, logo que Sean teve a idéia do longa metragem, orçado no valor de US$15.000.000.
O filme, que necessitou de quatro viagens para o Alasca, em épocas deiferentes do ano para a gravação de algumas cenas, traz questões muito profundas e pessoais a serem repensadas, levando quem assiste a identificar-se inúmeras vezes com situções ou sentimentos expostos. O trauma familiar, que desencadeou o comportamento tomado na fase adulta, cria uma certa ligação com o protagonista solitário.
Muitas pessoas vão pensar que nosso personagem era apenas mais um louco, que achou um motivo para isolar-se do contato social, por achar que a raça humana não passa de vaidade e egoísmo. Algumas vão julgá-lo como um menino mimado, que se dá ao luxo de ser insatisfeito com a vida que tem, um São Francisco do século XX, talvez. Outras vão admirar a coragem que teve para largar o que muita gente gostaria de ter, vivendo uma vida tranquila e segura, indo para a natureza, sem telefone ou qualquer tipo de contato com quem convivia, mas com isso mudando positivamente a vida de cada um que cruzou em seu caminho, como a raposinha de Saint- Exupéry.

O garoto comete muitas contradições ao longo de seu percurso. Rasgou dinheiro, mas precisava do mesmo para comer, tendo que ir trabalhar, voltando assim para o convívio com as pessoas. Dependeu de outras pessoas para sobreviver, percebendo que ainda existe muita gente bondosa por aí.
Realmente o incontestável é a coragem, ou a loucura, de largar tudo para viver algo além das relações humanas, sem proporcionar a chance de se decepcionar novamente, apenas para estar em contato com a felicidade que todos têm de graça. Ele só esqueceu que fazendo parte da raça humana, precisava de pessoas, para compartilhar seus sentimentos, o diferencial do homem de qualquer outro animal irracional. Como o próprio Chris escreve em um livro, após anos muitas aventuras: ''A felicidade só é real quando compartilhada'', ou nas palavras de Tom Jobim: ''é impossível ser feliz sozinho''.



Ficha Técnica
Título Original: Into the Wild
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 140 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Direção: Sean Penn Roteiro: Sean Penn, baseado em livro de Jon Krakauer
Produção: Art Linson, Sean Penn e William Pohlad
Música: Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder
Fotografia: Eric Gautier


Elenco
Emile Hirsch (Christopher McCandless)
Marcia Gay Harden (Billie McCandless)
William Hurt (Walt McCandless)
Jena Malone (Carine McCandless)
Brian Dierker (Rainey)
Catherine Keener (Wayne Westerberg)
Kristen Stewart (Tracy)
Hal Holbrook (Ron Franz)
Zach Galifianakis (Kevin)
Robin Mathews (Gail Borah)
Bryce Walters (Christopher McCandless - 4 anos)
Steven Wiig (Steve Koehler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário