quarta-feira, 2 de julho de 2008

Greta Garbo: "I want to be alone"

Sem dúvida, Greta Lovisa Gustafson, nascida em 1905, marcou a história do cinema. Além do grande talento para a interpretação, a sueca avessa a casamento, possuía uma beleza única, que misturava- se com seu olhar triste e distante, como o da foto acima.

Vinda de uma família muito humilde, com a morte do pai, foi forçada a largar os estudos com 14 anos para trabalhar em uma barbearia. Sua participação no cinema começou nos filmes publicitários em Estocolmo.

Após passar dois anos estudando arte dramática, foi descoberta por Mauritz Stiller, diretor finlandês, que passou a ser um pai para Greta. O responsável pela MGM na época ficou encantado com a performance da jovem no filme "A Lenda de Gösta Berling", e a convidou, juntamente com Stiller para morarem em Hollywood, e em 1924 ela passou a chamar- se Greta Garbo.

A fama não veio em seguida. O problema com o idioma inglês criava muita dificuldade para sua comunicação com o diretor e o resto do elenco. Outro problema era a atriz não possuir muitos atrativos físicos: era baixinha, gordinha, dentuça e ainda tinha cabelos crespos. Após dietas, retoques e tratamentos, fez algumas fotos sedutoras, com um amigo fotógrafo, e mandou-as para a MGM, despertando interesse nos produtores, o que lhe rendeu o primeiro filme americano: Os Proscritos (1926), responsável por mostrar o desempenho surpreendente da atriz sueca, que até então não possuía nenhum crédito. Garbo (odiava que a chamassem de Greta) fez muito sucesso na época do cinema mudo, pois além de conseguir comunicar- se incrivelmente através de suas expressões faciais, também utilizava o corpo de uma maneira completamente diferente de outros atores em suas interpretações. Isso exigia menos legendas para expor as emoções dos atores.

Um de seus maiores sucessos foi o filme Grande Hotel (Grand Hotel, 1932), ganhador do Oscar, que reuniu muitas estrelas em seu elenco (o primeiro all star da história) e no qual ela interpretava uma bailarina triste. O longa ficou famoso por eternizar a frase dita por Greta, solidificando o mito em torno da atriz: "I want to be alone" (Eu quero ficar sozinha).

No final dos anos 30, surgiram rumores que a MGM não manteria mais a atriz por ser muito cara. A verdade é que mulheres como ela, quando possuíam algum poder (e que quase nunca foram usufruídos), ameaçavam os homens que tinham cargo de chefia.Aos 36 anos a grande atriz afastou-se das telas, após participar de um filme que foi um fracasso de bilheteria que, segundo a crítica, deveu-se a pressa e a incompetência do diretor George Cukor. O mesmo aconteceu com outras atrizes em seguida. Abalada com as críticas do filme e desiludida com o mundo por causa da guerra dedicou-se a sua coleco ção de pintura. Nos anos 40 e 50 negou oportunidades, outras foram barraradas pelos grandes estúdios, alegando que sua idade avançada atrapalharia. Com seu nome na lista de atores esquecidos e desacreditados, a atriz entristeceu. Além da queda de popularidade, havia mais o descrédito de críticos, diretores e produtores, denegrindo sua imagem na imprensa e tornando-a motivo de piadas públicas.

Por ser ingênua e sincera, Garbo acabava falando mais do que devia, como na vez em que, questionada por um repórter sobre onde ia morar, respondeu: "eu queria achar um quarto na casa de uma boa família". Influenciada por empresários, passou a cultivar aversão pela imprensa, já com os amigos tinha muito interesse por suas vidas e um incrível sentimento maternal. Depois da morte da irmã e de seu segundo pai, tornou-se ainda mais fechada e melancólica. Também cometeu enganos de confiar nas pessoas erradas, empresários de má fé e falsos amigos.

Por cinquenta anos viveu reclusa no seu apartamento de sete quartos, em Nova Iorque, dedicando seu tempo a coleção de obras de arte e escondendo do público as doenças que sofreu como: câncer de mama (fez uma masectomia), ataque cardíaco sofrido na Suíça, insuficiência renal (tendo que ir três vezes por semana ao hospital, fazer seis horas de diálise), também uma doença gastrointestinal, isso sem contar o fato de ser idosa e sua frágil saúde ser agravada com o hábito de fumar que tinha desde os 12 anos. Greta morreu no dia 15 de abril de 1990, em um domingo de páscoa, deixando mais de US$ 30 milhões para sua sobrinha. Apesar de todo seu talento, nunca ganhou uma estatueta da Academia, exceto pelo prêmio honorário, já afastada das telas.

Mesmo com tantas investidas, até mesmo do cobiçado Aristóteles Onassis, a solitária estrela nunca casou. Além do seu temperamento forte, teve exemplos negativos de matrimônios, como o de seus pais. O que também a impediu, além de rumores de ser bissexual, foram os abortos que fez, provocando na atriz uma repulsa ao sexo oposto, que misturava-se ao pânico de ser traída de forma pública ou privada, deliberada ou acidental a apavorava.

Greta, ao contrário de muitas estrelas, como Marilyn e Rita, não recorreu ao álcool e as drogas para fugir dos problemas, mas também foi descartada quando não servia mais. O que intriga, no entanto, é que, apesar de possuir um temperamento muito forte, por outro lado ela tinha necessidade de receber ordens. Infelizmente isso aconteceu quando teve a idéia de interpretar uma personagem diferente: uma mulher que passava-se por um palhaço homem. Sendo questionada porque a mulher mais desejada queria fazer papel de homem, respondeu:"debaixo da maquiagem e das calças de seda o palhaço é uma mulher. E as meninas da platéia escrevem cartas e não entendem por que ele não responde''. Desistiu, ao ser convencida que a idéia extremamente original era ''ridícula'', e ao fazer isso, abriu mão também da possiblidade de mudar sua vida e a história do cinema.
Alguns filmes de Greta:
1941 - Duas vezes meu (Two-faced woman)
1939 - Ninotchka (Ninotchka)
1937 - Madame Walewska (Conquest)
1936 - A dama das camélias (Camille)
1935 - Anna Karenina (Anna Karenina)
1934 - O véu pintado (Painted veil, The)
1933 - Rainha Christina (Queen Christina)
1932 - Como me queres (As you desire me)
1932 - Grand Hotel (Grand Hotel)
1931 - Mata Hari (Mata Hari)
1931 - Susan Lenox (Susan Lenox (her fall and rise))
1931 - Love business
1931 - Inspiração (Inspiration)
1929 - O beijo (Kiss, The)
1929 - Uma mulher singular (Single standard, The)
1929 - Orquídeas silvestres (Wild orchids)
1928 - Mulher de brio (A woman of affairs)
1928 - A dama misteriosa (Mysterious lady, The)
1928 - A mulher divina (Divine woman, The)
1927 - Anna Karenina (Love)
1926 - A carne e o diabo (Flesh and the devil)
1926 - Terra de todos (Temptress, The)
1926 - Os proscritos (Torrent)
1925 - Rua das lágrimas (Die freudlose gasse)
1924 - A saga de Gosta Berling (Gösta Berlings saga)
1922 - Pedro, o vagabundo (Luffarpetter)
1921 - Reklamfilmen (curta-metragem publicitário)
1921 - En lyckoriddare
1921 - Herr och fru Stockholm (curta-metragem publicitário)

Um comentário:

  1. Não sabia que você tinha um blog, guria! Gostei e voltarei. Triste essa história da Sra. Garbo! Mas... c'est la vie! Ninguém escapa das maldades do mundo. Beijos procê.

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