Simplesmente fantástico. Essa é a descrição do longa francês tão sensível, emocionante e inteligente, sem ser clichê. Sabe aqueles filmes que depois que acaba nos faz sentir melhor?Aqueles que dá vontade levantar do sofá e dizer:"Quero fazer algo pelas pessoas!!"
De uma forma singela, "Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain" ( O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), retrata a vida de uma garçonete tímida, criada sem muito contato com o mundo real e um pouco mais desprovida de sorte que as demais. Esse fato é um pequeníssimo detalhe em sua vida pacata, que sofre transformações após encontrar uma caixinha em seu banheiro. A partir daí começa a ter atitudes que não têm pretensão de mudar completamente o planeta, mas com certeza mudará o seu mundo, representado pelas pessoas que conhece.
Muito bem dirigido por Jean-Pierre Jeunet, que também divide o criativo roteiro com Guillaume Laurant, a produção de 2001 consegue mostrar situações tristes que acontecem com a personagem principal de Audrey Tautou (muito destacada por sua grande performance no papel da protagonista) suavemente, sem, de forma alguma, chatear quem acompanha a história.
A narrativa também é muito interessante e envolvente.Com um ritmo acelerado e fato a fato, o narrador vai, aos poucos construindo a vida da menina, desde seu nascimento até chegar ao agora. A emoção causada no espectador pode ser imediatamente percebida na reação de um pequeno sorriso, transmitido com a descrição de algumas sensações, criando uma identificação com a personagem. E isso ao ser mostrado e falado, consegue ser sentido por quem está acompanhando.
Não dar muita dimensão para os problemas que vão lhe aparecendo pode ser atribuído a sua alienação, ou apenas pela vontade de querer enxergar o lado quase bom das coisas ruins. Com pequenos prazeres do dia a dia, a garçonete consegue preencher sua vida com mínimos momentos de felicidade.
O principal objetivo do filme é mostrar que mesmo com a exacerbada individualidade e insatisfação, presentes nos dias de hoje, algumas pessoas ainda conseguem ser felizes com a realização alheia. Amélie Poulain é uma delas e faz muito mais que isso: traz esperança para quem a conhece, assistindo ao filme.
Ficha Técnica:
Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (França): 2001
Site Oficial: www.amelie-themovie.com
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant
Premiações:
Recebeu 5 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Som e Melhor Roteiro Original.
Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Ganhou o Prêmio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo.
Ganhou o Prêmio do Público no Festival de Toronto.
Outro filme muito bom da Audrey é Bem me quer, Mal me quer. Não é divertido com Amelie, mas é muito inteligente...
ResponderExcluir