quinta-feira, 1 de maio de 2014

Senna: Um cara que não veio ao mundo a passeio

Hoje faz 20 anos que o grande ídolo brasileiro deixou uma legião de or(fã)os por todo mundo naquela curva da Tamburello, na Itália. Ayrton Senna da Silva significa mais que um piloto vencedor de fórmula 1: é exemplo de luta e dedicação.
Para homenagear nosso grande ídolo a dica é "Senna", um documentário feito pela França, Inglaterra e Estados Unidos (ganhador de melhor documentário do Festival Sundance, em 2011). O conteúdo é riquíssimo em cenas que vão desde o início da carreira do craque, arquivos pessoais, bastidores de corridas, matérias de rádios e tvs internacionais, depoimentos, até a entrada no carro que o levaria para a morte (e não por um erro dele). No roteiro a vida real do menino de uma família estruturada e abastada, mas que nunca se acomodou, pelo contrário: teve que lutar contra panelinhas, conspirações e todo aquele jogo sujo que os desprovidos de talento fazem. Mas ele entrou para a história, tanto em vida, com uma carreira vitoriosa e honesta, quanto depois de morto, em que muitos aspectos em termos de segurança foram revistos no esporte. A brilhante trajetória do carioca tímido, que ajudava muita gente ( trabalho que só ficou conhecido depois da tragédia e até hoje  é responsável pela educação -requisito básico do ídolo para vencer- de milhões de crianças carentes:). Assim como no cinema existe a lendária frase de Rita Hayworth : "Nunca haverá uma mulher como Gilda", na história do esporte mundial nunca haverá outro Ayrton Senna da Silva. Aquele, senhoras e senhores, que nos fazia levantar da cama cedo, em pleno domingo, para ver a bandeira do país ser levantada, e ouvir a musiquinha que até hoje provoca arrepios:"tãtãtã..tãtãtã".
Nosso país precisa de figuras assim: exemplos de que basta acreditar no potencial e trabalhar para construir uma estrada que vá longe, sem precisar passar por cima de ninguém. O mundo agradece
sua passagem pela terra, Ayrton Senna do Brasil!

Ficha técnica:
Gênero: Documentário
Direção: Asif Kapadia
Roteiro: Manish Pandey
Duração: 107 min.
Ano: 2010
País: Inglaterra/ França/ EUA
Cor: Colorido

Trailer em inglês

Confira o legado do Ayrton: Clique aqui para ver o curta sobre o Instituto

Página do filme no IMDB




Nenhum comentário:

Postar um comentário