sábado, 8 de março de 2014

Dia da mulher: É preciso ter raça, graça e sonhos. Sempre.


Para comemorar o dia internacional das mulheres, e aqui falo sobre a independência e a luta pela igualdade, que até hoje lutamos, fiz esta lista com filmes que destacam este papel importante. E se você é mulher não deixe que o dia de hoje se resuma a uma flor ou a um "parabéns". As atitudes de respeito se revelam no dia- a- dia. Afinal, se algum homem acha que o seu papel é ser "mãe"ou "administrar o lar" ele realmente não vai passar de um menino.
Os longas em seguida mostram mulheres que mudaram a história (na vida real e no cinema), não espere encontrar "uma linda mulher", "sex and the city", ou Marylin, as "putas" ou neuróticas que finalmente fisgaram um idiota ( e não julgo porque também gosto destes filmes). Porque só a gente sabe como é difícil cuidar de tudo, estar sempre bonita  e ainda controlar o humor para não matar um. Para todas as mulheres de verdade: que lutam, correm, vão atrás; a minha singela homenagem.


Baseados em fatos reais:

Erin Brockovich- Ela tem três filhos, nenhum marido, contas para pagar e está sem emprego. Julia Roberts vive na pele a batalha de uma verdadeira mulher.

Frida- Salma Hayek vive a pintora mexicana é retratada de uma maneira emocionante neste filme. Os amores, as tristezas e as lutas de Frida Kahlo.

Histórias cruzadas- Octavia Spencer e Viola Davis dão show de interpretação. Mulheres negras decidem criar coragem e contam seus dramas a uma jornalista, o resultado é um livro polêmico que faz muito sucesso. Fatos reais de quem sofreu com a ignorância e a intolerância dos patrões em tempos de segregação racial.

Philomena- Baseado na história escrita por um jornalista que ajudou uma mulher na busca pelo filho, roubado pelas freiras e entregue a famílias em troca de dinheiro. Judi Dench está simplesmente maravilhosa. Emocionante.

O preço da coragem- Angelina Jolie é a mulher grávida de um jornalista que foi sequestrado por terroristas. Ela não sossega até descobrir onde e como ele está.

Piaf- Biografia da cantora e personagem mundial que conquistou o mundo. Em fragmentos a vida e o início da carreira são mostrados com a tocante interpretação que rendeu prêmios a Marion Cotillard.

As horas- baseado na obra de Virginia Woolf, o filme mostra três mulheres e histórias semelhantes. Nicole Kidman, Juliane Moore e Meryl Streep interpretam esta densa e dramática história: a busca pelo sentido da vida.

WE, o romance do século- primeiro filme muito bem dirigido pela Madonna. Conta uma linda história de amor e abdicação que uma mulher teve que fazer do mundo por um homem.

Julie e Júlia- Receitas e amor ligam a vida de uma cozinheira e de uma funcionária pública nos tempos atuais. Com a gloriosa Meryl Streep.







Fictícios:


O sonho de Wadjda- a linda trajetória de uma menina árabe para ter uma bicicleta, o que é visto em seu país como algo errado.  Estreia de Haifaa Al Mansour como a primeira mulher diretora de filme no país.

A fonte das mulheres- No oriente médio mulheres fazem greve de sexo para que os maridos comecem a buscar água no topo de uma montanha, atividade feita por elas desde sempre. No elenco a bela Leïla Bekhti.

E agora, para onde vamos?- Com a musa libanesa Ladine Labak mulheres resolvem colocar um ponto final nas discussões banais que acabam em grandes conflitos. Descubra como assistindo ao filme!

Amelie Poulain- Uma francesa que acha uma caixa em seu banheiro e começa a fazer o bem para todos. Audrey Tautou ganhou o mundo como a heroína de Montmartre.

Ela Vai-  A poderosa Catherine Deneuve vive a dona de um restaurante que cansou de ser trouxa e pega a estrada com o neto de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário