segunda-feira, 17 de março de 2014

A maldade que os olhos não querem ver


"Preencha todos os meus buracos". Essa frase é dita inúmeras vezes no polêmico "Ninfomaníaca"(Nymphomaniac, 2013) do diretor dinamarquês Lars Von Trier. Dividido em dois volumes ele conta a história de uma dependente sexual, cenas de sexo a perder de vista, valores morais ( ou a falta deles), religião, culpa, pescaria, arte e música.
Apesar de fazer uma pequena participação Uma Thurman está em um dos melhores papéis de sua carreira. Uma mulher que enlouquece quando perde o marido para a amante. Entre uma história e outra que a protagonista vivida por Charlotte Gainsbourg conta a um senhor, há intervalos e alguns "debates" sobre os episódios, o que deixa o filme um pouco arrastado.
No roteiro muitas referências ( ou sequências implícitas) de filmes anteriores  ("O Anticristo", 2009 e "Melancolia", 2011), com a temática "a humanidade não presta", o machismo e seus diferentes julgamentos na sociedade e também algumas pitadas de ironia que remetem ao caso acontecido em Cannes (Durante o festival de 2011 Lars brincou que simpatizava com Hitler e foi banido do evento), sobre como o "politicamente correto" alimenta a hipocrisia.

Não é um dos melhores trabalhos do diretor (que para mim é "Dogville", 2003), mas continua sendo Lars na sua essência mais pura, desta vez um pouco mais esmiuçada. E um grande detalhe, que só ele consegue: com tantas cenas de sexo e histórias constrangedoras o comportamento humano ainda é o que consegue ser o mais vergonhoso no filme. O que realmente choca não é o sexo, os palavrões, o que mais impressiona é o que somos capazes de fazer a nosso favor. Muitas vezes preferimos enxergar o que convém e não ouvir a verdade que pode incomodar. E todo mundo caiu direitinho. Parabéns, Lars.

Lars na Berlinale deste ano: camisa ironizando Cannes
Ficha técnica
Título original:(Nymphomaniac, 2013)
Direção e roteiro: Lars von Trier
Gênero: Drama
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Christian Slater, Connie Nielsen, Jamie Bell, Jean-Marc Barr, Mia Goth, Michäel Pas, Shia LaBeouf, Sophie Kennedy Clark, Stacy Martin, Stellan Skarsgard, Udo Kier, Uma Thurman, Willem Dafoe Produção: Bert Hamelinck, Bettina Brokemper, Louise Vesth, Maj-Britt Paulmann, Marianne Jul Hansen, Marianne Slot, Marie Cecilie Gade, Peter Aalbæk Jensen, Peter Garde, Sascha Verhey


TRAILER DOS FILMES

PÁGINA NO IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário