quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Onde vivem os (nossos) monstros

Muitas vezes na vida dá vontade de sumir. Vontade de ser criança de novo e fazer só o que a gente gosta. Esse mundo da imaginação e da criatividade infinita é descrito no filme, baseado na história infantil escrita em 1963, por Maurice Sendak, autor que abriu portas para o que hoje é conhecido como livro ilustrado.
Para transformar nove frases em mais de uma hora de filme o diretor Spike Jonze ("Quero ser John Malkovich") juntou-se ao escritor e deu origem ao imenso mundo de Max. Um filme para ser conferido por adultos e crianças, que descreve os monstros que habitam cada um de nós, que não passam de pequenas crianças querendo chamar a atenção.
No longa, com o orçamento estimado em US$ 80 milhões, é contada a hstoria de Max, um menino que está sempre inventando algo novo, como toda criança. Em determinada bagunça ele passa dos limites e briga com a mãe, indo parar em um ilha, habitada por várias criaturas. Lá, cada um desses seres possui alguma característica do menino, e ele torna-se rei de todos. Tudo é maravilhoso e divertido, até que de repente ele sente falta do que antes o incomodava, pois no fundo, por mais que as coisas sejam da maneira como ele quer, não tem graça nenhuma viver sem o que está acostumado, muito menos sem poder ter o carinho dos que realmente o amam, da maneira que ele é.
A trilha, composta pela cantora sul-coreana Karen O., é completamente a cara do filme, em que os monstros ganham  vida a ponto de cativar quem o assiste, independente da idade.
Além de uma adaptação infantil, é um filme que consegue tocar os pontos mais dolorosos sobre crescer, de uma maneira muito doce: nos fazendo voltar ao tempo e sendo crianças novamente. Por fim, nos mostra que os monstros que mais nos fazem mal são os que criamos. Aqueles feiosos e grandões, das histórias infantis, são 'gente' boa pra caramba!

P.S: Esse texto foi escrito pela minha criança anterior, perdoem-me a doçura demasiada.





Ficha Técnica:
Onde Vivem os Monstros (Where the Wild Things Are)
Elenco: Paul Dano, Forest Whitaker, Catherine Keener, James Gandolfini, Catherine O'Hara, Lauren Ambrose, Tom Noonan
Direção: Spike Jonze
Gênero: Aventura/Drama
Duração: 101 min.
Distribuidora: Warner Bros
Elenco: Paul Dano, Forest Whitaker, Catherine Keener, James Gandolfini, Catherine O'Hara, Lauren Ambrose, Tom Noonan
Site Oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/wherethewildthingsare/

Nenhum comentário:

Postar um comentário