Confesso que o roteirista e diretor Pedro Almodóvar nunca esteve em minha lista dos preferidos. Ao contrário, achava que o cineasta tinha idéias doentias e nojentas, principalmente na maneira como abordava a temática relacionada ao sexo.
Aprendi a admirar a mente doentia de Almodóvar. O filme que me conquistou foi "Tudo sobre minha mãe", uma obra profunda e comovente. Sem dúvida, o espanhol é excêntrico e peculiar, mas tem o dom de transformar suas idéias e experiências de vida, por mais estapafúrdias e loucas que sejam, em histórias intrigantes. Tudo porque Almodóvar provoca os sentidos mais estranhos e proibidos. Não lhe falta coragem para contar coisas "sujas", "erradas", que ninguém "pensaria em pensar", por ter vergonha de ser descoberto. Ele gosta de provocar, e o que o deixa mais interessante ainda: não tem a mínima preocupação com o julgamento alheio.
Não foi por acaso que o menino pobre, sem condições de estudar cinema foi o primeiro cineasta espanhol a ganhar um Oscar ("Fale com ela", hable com ella,2002). Logicamente ninguém é obrigado a gostar de seu trabalho, que, erroneamente, também sofre muito preconceito devido a sua homossexualidade, e por abordar o tema muitas vezes, mas todos lhe devem respeito.
O blog do diretor, inaugurado no final de março deste ano, é uma forma que as pessoas têm para conhecer um pouco mais sobre suas opiniões e seu trabalho. Além de muito bonito e criativo, ter tudo a ver com a personalidade de seu escritor, a página possui fotos e três opções de idioma: espanhol, inglês e francês, permitindo a seus admiradores o contato com outras línguas. O endereço do blog é: www.pedroalmodovar.es.
Alguns filmes do roteirista e diretor:
2006 - Volver (Volver, Esp.)
2004 - A Má Educação (La Mala Educación, Esp.)
2002 - Fale com Ela (Hable con Ella, Esp., Fra.)
1999 - Tudo Sobre Minha Mãe (Todo sobre mi madre, Esp., Fra.)
1997 - Carne Trêmula (Carne trémula, Esp., Fra.)
1995 - A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, Esp., Fra.)
1993 - Kika (Kika, Esp., Fra.)
1991 - De Salto Alto (Tacones lejanos, Esp., Fra.)
1990 - Ata-me! (¡Átame!, Esp.)
1988 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, Esp.)
1987 - A Lei do Desejo (La Ley del deseo, Esp.)
1986 - Matador (Matador, Esp.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário